O setor imobiliário vem constantemente evoluindo e se reinventando – tudo para aprender e agregar ainda mais valor para o mercado, além de conquistar e fidelizar mais clientes. E depois da pandemia de covid-19, o setor viu surgir uma nova modalidade de estadia/moradia: é o modelo chamado long stay, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.
Mas como ele funciona? Quais os seus benefícios e o impacto dessa modalidade para o mercado? Quais os diferenciais para locatários e investidores? Para conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o nosso artigo.
Long Stay: o que significa?
Long Stay, ou estadia longa ou prolongada, é uma forma de hospedagem em que os hóspedes permanecem em uma propriedade, seja casa, apartamento ou hotel, por um período mais longo de tempo do que uma estadia típica – esse período pode começar em um mês, por exemplo, e se estender por vários meses ou até mesmo anos. É uma modalidade de moradia flexível.
De uma maneira geral, é um mercado que tem atraído cada vez mais entusiastas, pois oferece flexibilidade e comodidade para os hóspedes que necessitam de acomodação por um período prolongado, com diversas vantagens atreladas. Descubra os benefícios.
Vantagens e benefícios do long stay
Hoje, vivemos em um mercado em constante mutação. Então, você pode encontrar opções de long stay em:
• Hotéis, com suítes, estúdios e/ou apartamentos de um e dois quartos. Todos já trazem espaços totalmente mobiliados, com banheiro e até opções com cozinha, escritório e uma área de estar. Como a maioria dos hotéis, essas propriedades costumam contar com recepção e serviços de comodidade, como arrumação e lavanderia diária ou semanal;
• Apartamentos ou empreendimentos com serviços: são semelhantes aos hotéis em matéria de soluções (lavanderia, por exemplo), mas costumam emular um ambiente mais “caseiro”, sem a alta rotatividade da rede hoteleira.
Contudo, quais são as vantagens desse modelo de moradia para os hóspedes, para conseguir tantos adeptos? Os benefícios são vários:
• Os empreendimentos costumam oferecer tarifas mais acessíveis para estadias prolongadas. Quanto mais tempo o hóspede permanece, menor é o custo diário em comparação com diárias tradicionais;
• Os hotéis ou apartamentos de long stay são projetados e equipados para atender às necessidades dos hóspedes em estadias prolongadas, com cozinhas totalmente funcionais, áreas de estar, espaços de trabalho e amenidades, tudo pronto, mobiliado e em excelentes estados de uso (quando não estão novos);
• Serviços de Hotelaria: embora os hóspedes estejam hospedados por um período mais longo, os hotéis de long stay geralmente mantêm serviços de limpeza regulares, troca de roupa de cama e outros serviços semelhantes aos de hotéis tradicionais;
• Moradias flexíveis long stay geralmente estão localizadas em bairros estratégicos ou com acesso fácil a todo tipo de serviço e solução, o que é uma mão na roda para os locatários;
• Você não tem o compromisso de aluguel, já que uma locação de apartamento geralmente exige contrato de no mínimo 12 meses e, ao sair, você ainda precisa ter o custo de realizar toda a manutenção e renovação do espaço.
• Em algumas situações, o long stay pode ser uma opção mais econômica do que o aluguel, montagem e manutenção de um apartamento ou casa.
Para se ter noção do potencial desse mercado: em 2022, o mundo já contava 35 milhões de nômades digitais, com projeção de chegar a 1 bilhão em 2035, segundo relatório global da Fragomen. Um nômade digital é um profissional que trabalha online e, por conta disso, não precisa estar presente em um escritório, cidade ou país em particular. Como estão em constante movimento, buscam estadia que facilitem a sua vida, sem longos vínculos contratuais – ou seja, é o modelo de morar perfeito para eles.
Investir em long stay vale a pena?
Os benefícios do long stay para os hóspedes são diversos, mas e para quem quer investir? Vale a pena o investimento em empreendimentos long stay? Confira algumas vantagens:
• Como citamos acima, a demanda e a procura por acomodações de longa permanência têm crescido nos últimos anos;
• Os hóspedes de estadia longa, como o próprio nome sugere, realizam reservas de períodos estendidos, garantindo uma ocupação constante e previsível, diminuindo períodos de vacância;
• Ainda no tema previsibilidade, com o long stay, o investidor tem um fluxo de renda mais consistente em comparação com locações tradicionais de curto prazo;
• A rotatividade de inquilinos é significativamente menor, reduzindo custos associados à limpeza, reparos e renovações frequentes entre um locatário e outro. O que também diminui o gasto de tempo e dinheiro com gestão de inquilinos;
• Empreendimentos long stay podem ser adaptados para atender a diferentes segmentos de mercado, como viajantes a negócios, estudantes universitários, famílias em transição ou nômades digitais. Isso oferece flexibilidade para explorar oportunidades em diferentes mercados;
• Além de ser uma opção atraente para diversificar a sua carteira.
Conheça a Housi
Incorporando o conceito de moradia flexível, a Housi transforma as residências em espaços adaptáveis, inteligentes e intuitivos, é o conceito de smart living no dia a dia. Somos a única empresa que cuida de tudo para maximizar os seus resultados.
Somamos gestão eficiente das unidades a um ecossistema de parceiros que conecta o seu negócio às melhores marcas, oferecendo descontos e benefícios exclusivos para o seu empreendimento, além de facilidades para o morador.
As incorporadoras parceiras Housi também contam com o AppSpace, uma plataforma de tecnologia de gestão de prédios inteligentes que reúne produtos e serviços, físicos e digitais, para otimizar e melhorar a experiência dos moradores.
É o seu empreendimento plugado na era digital, com inovação e tecnologia do início ao fim da experiência de moradia e investimento. Conheça o nosso ecossistema AppSpace e saia na frente nos seus investimentos!