Buscar um apartamento para investir é uma forma estratégica de obter renda passiva, alcançar valorização do imóvel e garantir retorno financeiro com segurança. Mas, para aproveitar todo o potencial desse tipo de investimento, é essencial avaliar critérios como localização, perfil do imóvel e demanda da região.
Pensando nisso, elaboramos um guia completo para você que deseja maximizar os ganhos com investimento imobiliário. Vem com a gente!
Índice:
- O que é um apartamento para investimento?
- Vantagens de investir em apartamentos
- O que considerar na escolha do apartamento?
- Tipos de apartamentos com maior potencial de retorno
- Apartamento na planta ou pronto: o que compensa mais para investir?
- Qual andar de apartamento é mais valorizado?
- Onde investir em apartamentos no Brasil: locais com maior valorização
- Qual é o público-alvo ideal para aluguel de apartamentos?
- É melhor a locação flexível ou tradicional para apartamento?
- Como comprar um apartamento para investir?
- Quanto capital é necessário para começar a investir em apartamentos?
- Como calcular a rentabilidade do seu apartamento?
- Quais são os riscos de investir em um apartamento para alugar?
- Cuidados jurídicos e contratuais ao investir em apartamento para aluguel
- Como a tecnologia e a gestão aumentam os ganhos com seu apartamento?
- Por que a Housi é a parceira ideal para o seu investimento imobiliário
- Encontre o melhor apartamento para investir com a Housi
O que é um apartamento para investimento?
Apartamento para investimento é um imóvel adquirido para gerar retorno financeiro, seja pela valorização e revenda futura, seja para a geração de renda por meio de aluguéis.
Diferentemente dos empreendimentos para morar, esse tipo de bem é considerado um ativo, com foco na maximização dos lucros e no retorno sobre o capital investido.
Vantagens de investir em apartamentos
Investir em um apartamento é um bom investimento, principalmente porque você garante um equilíbrio entre rentabilidade e segurança, ideal para quem busca proteção de patrimônio a longo prazo e um retorno consistente.
Confira a seguir por que vale a pena comprar imóveis para investimento.
Segurança
Imóvel é um ativo que oferece menor volatilidade em comparação com as ações, por exemplo, pois os preços podem ter uma variação menor no curto prazo.
Embora tenham menor liquidez, o imóvel é uma espécie de reserva de valor que contribui com a proteção do patrimônio contra mudanças repentinas do mercado financeiro.
Renda passiva
Outra vantagem está relacionada à renda passiva. Aluguel de apartamentos gera ganhos constantes ao investidor, proporcionando um fluxo de caixa mensal, podendo superar os rendimentos vinculados aos juros bancários.
Sendo assim, comprar apartamento para investir é uma alternativa ideal para quem deseja ampliar a renda com segurança e consistência.
Diversificação
A diversificação é uma regra quando o assunto é investimento, pois contribui para a redução de riscos e proporciona maior estabilidade da carteira ao longo do tempo.
Investidores que priorizam o equilíbrio dos seus aportes e querem evitar a dependência de uma única categoria de ativos podem ver em apartamentos uma alternativa vantajosa, que une rentabilidade, segurança e geração de renda passiva.
Valorização
Um dos principais atrativos ao adquirir um apartamento como investimento está relacionado ao potencial de valorização dos imóveis.
Isso acontece porque empreendimentos imobiliários tendem a acompanhar a inflação e se valorizam ao longo do tempo, especialmente, em áreas em desenvolvimento ou regiões com alto potencial de crescimento.
Sem contar que as obras de melhorias no imóvel e investimentos de infraestrutura na localidade aumentam ainda mais o valor de mercado.
O que considerar na escolha do apartamento?
Antes de adquirir um apartamento para investir, é necessário avaliar uma série de fatores para maximizar o retorno sobre investimento imobiliário e reduzir os riscos.
Confira como você, investidor, pode se preparar para fazer uma compra segura e mais lucrativa.
Localização
A localização é um dos fatores mais importantes para garantir uma boa valorização do imóvel e manter uma demanda frequente por locação.
Áreas que têm uma boa infraestrutura urbana, com transporte público, centros comerciais e de serviços, hospitais, centros de saúde e escolas, costumam atrair mais inquilinos, além de valorizar o imóvel a longo prazo.
Potencial de aluguel
Outro cuidado primordial para garantir rentabilidade é analisar o potencial para locação do imóvel.
Pesquise valores de aluguéis na região que deseja comprar o apartamento para investir, qual o perfil dos inquilinos que busca imóveis na localidade, taxa de ocupação etc.
Lembre-se de que aspectos como iluminação, boa estrutura do condomínio, tamanho e design do imóvel também influenciam na rapidez e nos valores de locação.
Custos
Para fazer o cálculo correto da rentabilidade, considere custos como:
- valor de compra;
- ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis);
- escritura e eventuais reformas;
- custos fixos, como taxa de condomínio, IPTU e seguro;
- publicidade para a locação.
Ao analisar esses itens, é possível comparar o retorno líquido e compreender se, de fato, o investimento é rentável.
Condições do apartamento
Antes de comprar, certifique-se de que o imóvel está em boas condições estruturais para evitar despesas futuras inesperadas.
Confira itens, como instalações elétricas e hidráulicas, existência de infiltrações, estado da pintura, pisos, portas etc.
Apartamento na planta ou pronto: o que compensa mais para investir?
A escolha entre apartamento na planta ou pronto depende dos seus objetivos em termos de rentabilidade e o público que deseja atingir, já que cada opção oferece vantagens e riscos que precisam ser analisados com cautela.
Apartamentos prontos tendem a ter menor risco, pois você pode visitar o imóvel para analisar suas condições e conhecer a estrutura do prédio. Além disso, podem ser alugados imediatamente, garantindo retorno mais rápido sobre o valor investido.
Em contrapartida, os valores costumam ser mais altos, o que exige maior capital inicial. Imóveis prontos também tendem a ter uma valorização gradual e, em alguns casos, podem exigir ajustes ou reformas.
Por outro lado, imóveis na planta costumam ter preços mais acessíveis e condições de pagamento facilitadas.
Também proporcionam alto potencial de valorização até a entrega das chaves e permitem a personalização do projeto conforme as suas preferências.
Porém, os riscos de comprar apartamento para investir na planta envolvem variações de custo com índices de correção, atrasos na obra ou problemas com a construtora.
Para evitar dor de cabeça no momento da vistoria, a Housi disponibiliza o checklist completo para você avaliar o imóvel e deixar ele perfeito para alugar.
Em síntese, se você busca valorização futura, imóvel na planta é uma boa opção, mas se deseja um retorno financeiro imediato, o apartamento para investir pronto para morar tende a ser a melhor escolha.
Tipos de apartamentos com maior potencial de retorno
Na hora de comprar um apartamento para investir, é preciso escolher aquele imóvel que tem maior potencial de retorno financeiro.
Pensando nisso, listamos os principais tipos de apartamentos com maior possibilidade de rentabilidade. Confira!
Studio ou Kitnet
Se está pensando em comprar studios para investir, saiba que eles oferecem uma ótima rentabilidade por metro quadrado. Esse formato de apartamento é compacto e funcional, integrando sala, cozinha e quarto em um único ambiente.
A vantagem é que ele tem alta procura e baixo custo de aquisição, sendo muito requisitado para locação por temporada, além de atrair estudantes e jovens profissionais.

Apartamento de um dormitório
Outro investimento imobiliário muito vantajoso são os apartamentos de um dormitório. Essa opção é mais privativa do que um studio, sendo muito buscada por profissionais e casais mais jovens.
Esse é um tipo de imóvel que tem um rápido retorno de aluguel, oferece boa liquidez e tem potencial de valorização, ideal para quem não dispensa rentabilidade e estabilidade.
Apartamento de dois dormitórios
Uma opção mais comum de apartamento para investir são os imóveis com dois dormitórios, que têm mais espaço e conforto, atraindo casais e famílias pequenas.
Esse tipo de imóvel tem menor vacância, ou seja, ele não fica muito tempo desocupado, além de apresentar uma boa valorização a longo prazo.
Loft
O loft é um tipo de imóvel que conta com ambientes integrados e um estilo mais moderno, destacando-se principalmente em áreas mais centrais por conta da sua praticidade, estética moderna e apelo entre um público mais jovem.
Se você quer um apartamento para investir, saiba que o loft tem um bom retorno financeiro, especialmente com locações de curta duração, garantindo maior rotatividade e, assim, um potencial de rentabilidade acima da média.
Qual andar de apartamento é mais valorizado?
Os andares mais valorizados em empreendimentos residenciais costumam ser os mais altos e os intermediários.
Apartamentos acima do 7.º andar, normalmente, têm valores mais elevados, em razão da maior privacidade, vista panorâmica, sensação de exclusividade e menor exposição a barulhos externos.
Somado a isso, essas unidades também têm maior liquidez, já que são mais procuradas tanto para morar quanto para investir.
Os andares intermediários, que ficam entre o 4.º ao 7.º,apresentam uma boa valorização, principalmente por oferecerem uma menor dependência de elevadores, uma vista agradável e menor ruído externo, o que motiva uma alta procura no mercado.
Por sua vez, os andares mais baixos, entre o 1.º ao 3.º, têm menor procura quando comparado aos apartamentos superiores. Contudo, são muito buscados por idosos, famílias com crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Dessa forma, a escolha do apartamento para investir deve considerar uma série de critérios, como potencial de valorização, tipo de imóvel, localização, custos envolvidos e perfil do público.
Onde investir em apartamentos no Brasil: locais com maior valorização
Regiões com infraestrutura completa, com fácil acesso ao transporte, a presença de comércios, serviços, polos de emprego e perspectivas de expansão urbana, costumam ter um maior potencial de valorização e mais estabilidade na busca por locação.
No caso de áreas com economia estagnada ou mesmo saturadas, é possível que você enfrente riscos de retorno reduzido, baixa liquidez e vacância. Então, considere esses fatores.
Qual é o público-alvo ideal para aluguel de apartamentos?
Para quem busca um apartamento para investir, há determinados públicos que se destacam pelo seu perfil estável de ocupação e alta demanda.
Conhecer esses perfis de inquilinos permite escolher o imóvel ideal, garantindo maior retorno sobre investimento imobiliário.
Jovens profissionais e nômades digitais
Jovens profissionais e nômades digitais são inquilinos que preferem apartamentos menores e localizados estrategicamente, principalmente, em áreas que têm centros empresariais e coworkings, boa estrutura de transporte e vida urbana agitada.
Executivos em mobilidade corporativa
Esse perfil de inquilino valoriza imóveis que oferecem boa estrutura para home office, acabamento moderno, conforto, segurança e agilidade no processo de contratação.
Além disso, esse público busca imóveis perto de centros empresariais e que tenham serviços de limpeza completos e uma mobilidade desenvolvida.
Estudantes e intercambistas
Estudantes e intercambistas prezam por apartamentos compactos, com localização estratégica, próximos a universidades, com mobiliários básicos e acesso facilitado ao transporte público.
Somado a isso, outros fatores, como contratos de curta e média duração e valores acessíveis são decisivos para fechar negócio.
Ao comprar um apartamento para investir, fique atento ao perfil do seu público para obter maior retorno do seu investimento.
É melhor a locação flexível ou tradicional para apartamento?
O formato de locação impacta diretamente na rentabilidade do investimento e no perfil do público para o qual você vai direcionar o imóvel. Para te ajudar com a escolha certa, fizemos um comparativo de ambos os modelos. Confira a seguir!
Rentabilidade
- Locação flexível, também chamado de short stay: pode render até 30% a mais por ano, quando comparado com a locação tradicional. Isso acontece porque, no aluguel por temporada, as diárias são valorizadas e há a possibilidade de ajustar os valores conforme a época do ano e a demanda.
- Locação tradicional ou long stay: garante renda estável e um fluxo de caixa mais previsível, porém, o valor do aluguel mensal tende a ser menor por conta da limitação na atualização dos preços e menor rotatividade de inquilinos.
Gestão
- Locação flexível: requer uma gestão mais próxima, com manutenção regular, limpeza entre hóspedes, atualizações de anúncios e gerenciamento de check‑ins e check‑outs. Os contratos são mais simples, porém, exigem um maior envolvimento do investidor.
- Locação tradicional: exige contrato mais extenso, entre 12 a 30 meses, além de envolver outras burocracias, como a necessidade de fiador, caução ou seguro‑fiança, porém, não demanda operação ativa e diária.
Perfil do inquilino
- Locação flexível: há vários perfis de clientes, como turistas, nômades digitais, pessoas em tratamento de saúde, viajantes a trabalho etc. Exige flexibilidade de datas e conveniência, como internet rápida, utensílios domésticos e mobília completa.
- Locação tradicional: mais direcionado para famílias e pessoas que buscam moradias estáveis e de longo prazo, além de preferirem opções mais amplas e contratos formais.
Como comprar um apartamento para investir?
Se você pretende adquirir um apartamento para investir, há algumas etapas que precisam ser seguidas para garantir uma compra estratégica e segura.
1. Planejamento
O primeiro passo é avaliar os valores disponíveis para investir e qual o modelo desejado: locação tradicional ou flexível.
Identifique também regiões com alta demanda e o tipo de apartamento que você prefere, analisando tamanho, acabamento, perfil do público, infraestrutura do prédio e valorização.
2. Pesquisa e negociação
Ao planejar a compra de apartamento para investir, é preciso analisar se prefere um imóvel pronto para morar ou na planta. A partir dessa definição, você inicia as buscas pelas opções mais vantajosas no mercado.
Normalmente, unidades na planta têm condições mais facilitadas e também oferecem um potencial de valorização mais elevado.
Para quem busca um retorno financeiro imediato, imóveis prontos podem ser uma boa opção, pois geram renda mais rapidamente.
3. Formalização da compra
Após definir o apartamento ideal, chegou a hora de formalizar a compra. Esse processo envolve etapas burocráticas, como pagamentos de entradas e impostos, além de registros e escritura do imóvel.
4. Preparação do imóvel
Antes de colocar o apartamento para alugar, é fundamental avaliar se serão necessárias melhorias, reformas ou mobília. Um imóvel bem decorado e funcional, alinhado ao tipo de locação e ao perfil do público, tende a atrair mais interessados e aumentar o potencial de rentabilidade.
Para tornar esse processo mais simples e eficiente, a Housi oferece o Housi Decor — uma solução completa que cuida de tudo: do projeto arquitetônico à escolha da mobília, enxoval e detalhes finais da decoração.
Pensado especialmente para investidores e proprietários que desejam rentabilizar com agilidade, o Housi Decor garante a entrega do imóvel totalmente pronto para locação em até 90 dias. Tudo isso sem que você precise se preocupar com a preparação, já que todo o processo é gerenciado pela Housi.
Além de poupar tempo e esforço, o serviço agrega valor ao imóvel e potencializa sua performance no modelo de moradia por assinatura da marca.
5. Gestão e locação profissional
Com tudo pronto, é preciso fazer a gestão e garantir uma locação profissional. Na Housi, seu imóvel é anunciado pela nossa plataforma e por parceiros.
Cuidamos dos anúncios, oferecemos precificação dinâmica e check‑in/check‑out diretamente no nosso site, além de cuidar dos serviços de limpeza, manutenção e cobranças. A relação com o inquilino também fica por nossa conta!
O repasse dos valores são feitos diretamente ao investidor, descontando uma taxa de gestão. Somado a isso, você também pode acompanhar o desempenho do seu imóvel em tempo real, com dados de ocupação, feedbacks de hóspedes e receita disponível.
Quanto capital é necessário para começar a investir em apartamentos?
O capital necessário baseia-se em três custos principais, que incluem os valores de entrada, as taxas de aquisição e eventuais melhorias no imóvel.
No caso de apartamento financiado, o valor de entrada, normalmente, corresponde a 20% ou 30% do imóvel.
Além disso, é preciso considerar ainda custos com tributos e documentações, como o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que fica em torno de 2%, além de tarifas para registro e escritura, que podem ficar entre 1% a 2% do valor do imóvel.
Para decorar o apartamento para alugar, adicione ainda os custos com melhorias e ajustes, que variam de acordo com suas preferências, situação do imóvel e perfil do público.
Como calcular a rentabilidade do seu apartamento?
A rentabilidade de um apartamento é calculada dividindo o valor anual do aluguel pelo total investido no imóvel, e multiplicando o resultado por 100.
Para facilitar, confira a fórmula e alguns exemplos simples para utilizar no seu cálculo:
- Rentabilidade bruta anual (%) = (aluguel mensal × 12 ÷ valor total investido) × 100.
Exemplo:
Suponhamos que um imóvel foi adquirido por R$ 600.000 e alugado por R$ 3.000/mês:
- Locação anual = R$ 3.000 × 12 = R$ 36.000
- Valor investido = R$ 600.000
Cálculo: rentabilidade bruta = (36.000/600.000) × 100 = 6% anual.
Esse percentual mostra o retorno anual que o imóvel gera sobre o valor investido, considerando apenas a receita de aluguel, o que ajuda a avaliar se o investimento está compensando financeiramente.
Rentabilidade média de apartamentos em grandes centros urbanos
Segundo dados do Global Property Guide, um site voltado para investidores, no primeiro trimestre de 2025, a rentabilidade bruta média das locações residenciais no Brasil ficou em 5,28% ao ano.
Contudo, em algumas capitais brasileiras há boas oportunidades. São Paulo, por exemplo, registrou aproximadamente 5,94% de retorno médio bruto, com imóveis de um dormitório podendo alcançar até 7,5%.
Já o Rio de Janeiro tem uma média de rentabilidade de apartamentos na faixa dos 3,84%, e unidades com dois dormitórios em regiões nobres chegam a 7,3%.
Outra pesquisa do site MySide, plataforma brasileira de investimentos imobiliários, indica que Goiânia e Curitiba têm um bom retorno, ficando entre 13% e 17% ao ano.
No caso de locações flexíveis, São Paulo, Belo Horizonte e Recife têm um retorno sobre investimento imobiliário entre 10% e 11%.
Quais são os riscos de investir em um apartamento para alugar?
Investir em apartamentos para alugar também envolve alguns riscos. Um deles é a vacância prolongada que reduz a receita, mas mantém os custos fixos, como manutenção, taxa de condomínio e IPTU, gerando prejuízos financeiros.
A inadimplência também representa um risco relevante, uma vez que o atraso ou mesmo a falta do pagamento da locação compromete o fluxo de caixa e pode resultar em custos com processos judiciais.
Outro desafio é a própria gestão do imóvel. Quando os inquilinos não realizam os cuidados necessários ou quando a manutenção preventiva é negligenciada, pequenos problemas, como infiltrações ou falhas nos sistemas elétrico e hidráulico, podem se transformar em grandes reparos. Isso consome parte significativa da rentabilidade e compromete a valorização do imóvel.
Além disso, um apartamento mal conservado tende a perder atratividade, aumentando o tempo de vacância. Em casos mais graves, a falta de cuidado pode gerar disputas legais, prejudicar o relacionamento entre locador e locatário e até levar à rescisão antecipada do contrato. No longo prazo, isso afeta diretamente o valor de mercado da propriedade e a estabilidade da gestão do investimento.
A burocracia é outro fator que tende a colocar em risco o investimento em apartamentos. Isso porque garantias, como seguro-fiança, fiador ou caução podem impossibilitar a locação, demorando para gerar renda.
Podemos citar ainda outros riscos externos, como instabilidade econômica e política, além de variações nas taxas de juros, que influenciam negativamente a demanda por aluguel ou o valor de revenda do imóvel.
Sendo assim, se está pensando em comprar apartamento para investir, é importante considerar os riscos envolvidos para, assim, adotar estratégias para reduzi-los.
Cuidados jurídicos e contratuais abuscar apartamento para investir para aluguel
Ao investir em apartamento para alugar, há obrigações legais e contratuais que devem ser previstas para segurança do seu patrimônio e retorno financeiro.
Listamos a seguir os principais cuidados que você deve ter ao comprar um apartamento para investir.
Elabore um contrato de locação
Para a segurança jurídica da transação, o contrato deve seguir a Lei 8.245/91 (Lei do Inquilinato). Inclua a identificação das partes, prazo de locação, descrição do imóvel, valor do aluguel, regra de reajustes e responsabilidades do inquilino e do proprietário.
Estabeleça garantias locatícias
Para proteger contra a inadimplência, exija garantias previstas em lei, como seguro-fiança, fiador, caução em dinheiro ou título de capitalização.
Realize vistorias
Antes de entregar as chaves ao inquilino e ao final da locação, faça vistoria com laudos e registros fotográficos, o que garante que o imóvel será devolvido nas mesmas condições em que foi alugado. Isso evita disputas e facilita a cobrança por possíveis danos no imóvel.
Fique de olho nas regras de rescisão e despejo
Em contratos por tempo indeterminado, é preciso estipular o aviso prévio de 30 dias. Já nas locações com prazo determinado, a rescisão antes do término deve seguir os termos do contrato.
No caso de inadimplência, a lei prevê o ajuizamento da ação de despejo após notificação por escrito, com prazo mínimo de 15 dias para regularização antes de iniciar a ação na Justiça.
Respeite o direito de preferência
Nos casos em que o proprietário deseja vender o apartamento durante o período de locação, o inquilino tem o direito legal de adquiri-lo nas mesmas condições oferecidas a terceiros.
Cumpra suas obrigações legais como locador
O proprietário deve entregar o imóvel em plenas condições de uso, com estrutura, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias em pleno funcionamento, além de ser responsável por reparos estruturais e vícios ocultos.
Como a tecnologia e a gestão aumentam os ganhos com seu apartamento?
A tecnologia e a gestão profissional aumentam os ganhos do seu apartamento ao automatizar processos e otimizar a ocupação, reduzindo vacância e custos operacionais.
Com ferramentas que cuidam de publicidade, precificação, seleção de inquilinos e manutenção preventiva, você potencializa a rentabilidade.
Além disso, o uso estratégico de dados permite decisões mais rápidas e precisas, maximizando o retorno do investimento.
Por que a Housi é a parceira ideal para o seu investimento imobiliário
A Housi é a parceira ideal para seu investimento imobiliário porque oferece curadoria especializada, repaginação do ambiente com foco na locação, gestão digital completa e otimização da ocupação, garantindo maior rentabilidade e facilidade na administração do imóvel.
O serviço se destaca por oferecer um pacote de decoração completo, que abrange todas as etapas após a entrega das chaves e assegura que seu imóvel esteja sempre impecável e pronto para morar.
Com tecnologia avançada e processos automatizados, ela potencializa o retorno e simplifica todas as etapas do investimento.
Curadoria especializada na escolha do imóvel
A Housi é uma smart living que oferece curadoria especializada na escolha do apartamento para investir.
Por meio da tecnologia e análise de mercado, indicamos imóveis com potencial de retorno elevado, garantindo que as unidades selecionadas sejam condizentes com a sua intenção de investimento. Isso aumenta as chances de aluguel rápido e valorização.
Repaginação do ambiente com foco na locação
Depois da escolha do imóvel ideal, é hora de prepará-lo para atrair o inquilino certo — e o Housi Decor faz toda a diferença nessa etapa. Com um projeto completo de interiores, incluindo mobília funcional, enxoval e acabamentos pensados para maximizar o conforto e o apelo visual, o apartamento ganha mais valor e se destaca no mercado.
Em até 90 dias, a unidade está pronta para receber moradores, o que acelera o início da locação, reduz períodos de vacância e contribui para um retorno financeiro mais consistente.
Gestão completa e automatizada da locação
Na Housi, você tem acesso a uma gestão digital completa da locação: vistoria inicial, criação de anúncios, precificação, seleção de inquilinos, elaboração de contratos e cobrança até coordenação de serviços de manutenção, limpeza e check‑in/out.
Tudo isso é feito diretamente em um painel online e intuitivo, reduzindo falhas, mão de obra presencial e burocracia.
Otimização da ocupação e do ticket médio
Uma das grandes vantagens da Housi é que oferecemos otimização da ocupação e do ticket médio.
Nossa taxa de ocupação costuma ficar acima de 89% em unidades Vitacon/Housi, além de rentabilidades até 50% superiores ao formato tradicional de locação.
Encontre o melhor apartamento para investir com a Housi
Encontre o melhor apartamento para investir com segurança e rentabilidade. Com a Housi, você tem soluções completas e personalizadas para identificar as melhores oportunidades do mercado imobiliário e maximizar seus ganhos.
Nossa plataforma combina expertise e tecnologia para localizar os imóveis com maior potencial de ocupação e valorização.
Você tem ainda gestão completa, processos automatizados e monitoramento online dos resultados, com rentabilidade superior ao aluguel tradicional.
Na Housi, você já sabe: seu imóvel gera resultados seguros e sólidos.